Hoje, dia 29 de janeiro, se comemora o dia nacional da visibilidade trans. A data é celebrada desde 2004, tendo sido fruto da campanha ”Travesti e Respeito”, e marca a necessidade de atenção específica a este grupo que, ainda hoje, é o que mais sofre com a violência por identidade de gênero e orientação sexual. Pessoas trans nascem com características biológicas genitais diferentes daquelas que, mentalmente e emocionalmente, se identificam perante a sociedade para mais esclarecimentos sobre o tema, recomendamos este link.

O Brasil é reconhecidamente o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo mais informações neste link, deixando expressa a relação transfóbica que a sociedade brasileira tem com este grupo vulnerável. E, justamente por isso, nossa obrigação moral, social, ética e humana é ainda maior na promoção ao respeito e à dignidade das pessoas trans.

Para a pauta ESG este é um tema de profunda urgência e, principalmente, de mudança de perspectiva por parte de muitas empresas, independentemente do porte e do ramo de atuação. Considerando o histórico nacional de desrespeito a este grupo, temos a necessidade e a obrigação de criarmos novas formas de promoção dos direitos trans no ambiente de trabalho, o que perpassa não somente processos de contratação inclusivos (eventualmente até mesmo com a criação de vagas exclusivamente direcionadas para candidatos(as) trans), mas também e principalmente de retenção de colaboradores(as) pertencentes a este grupo. Para isso, recomendamos sempre trabalhos contínuos de diálogo com colaboradores(as) das empresas para a promoção de uma cultura de respeito às identidades de todos(as), o que inclui o grupo formado por pessoas trans.

Aqui também é importante pontuar: inclusão vai muito além do respeito às identidades. É o respeito à vida, ao passado e ao futuro dessas pessoas, que, muitas vezes, são permeados por históricos de rejeição e violência. E é por isso que neste dia tão importante a ESG Para Você celebra a força e a potência deste grupo que, mesmo invisibilizado por grande parte da sociedade, segue lutando por seus direitos. Como empresa que prega a necessidade de inclusão social de todos(as) e o empoderamento de grupos vulneráveis em todos os cargos, em todos os postos, em todos os níveis hierárquicos e sociais, prestamos nossa homenagem e deixamos para nossos clientes a mensagem: incluam pessoas trans em seus quadros de colaboradores(as). A diversidade comprovadamente traz resultados positivos, traz ganhos imateriais imensuráveis e, ainda por cima, traz…. Lucro.

Lucro com sustentabilidade e, mais importante, com respeito. Que essa seja a nossa contribuição para este dia especial.

 

+ posts

Ana Cláudia Ruy Cardia Atchabahian é advogada formada pela PUC-SP e mestre e doutora em Direito Internacional pela mesma instituição, com foco específico de pesquisa em Empresas e Direitos Humanos e ESG. Professora Universitária e membro da International Law Association - Ramo Brasileiro. Conselheira da Diretoria da Academia Latino-Americana de Direitos Humanos e Empresas e membro da Global Business and Human Rights Scholars Association. Consultora em ESG e Empresas e DH para empresas e órgãos públicos nacionais e internacionais.